Pesquisar neste blogue

Este Blog é um espaço onde coloco as minhas opiniões e aquilo em que acredito. Espero ver o vosso feedback ao que escrevo e sugestões sobre assuntos que mereçam que se gaste tempo com eles.

sábado, 14 de julho de 2012

Mentecaptos?

     "Se eu depositar 10 mil euros, tenho 2% ao ano. Quem depositar 100 mil euros, ganha 8% ao ano. Grande negócio para quem tem dinheiro! A Alemanha financia-se a juros de 1%. Portugal teria de pagar 10% o que é impossível. Solução: a Alemanha pode usar os seus empréstimos para emprestar aos países em dificuldades com juros de 5%. Ganha 5 vezes com a operação. Grande negócio!
     É este o sistema que nos governa desde o inicio do século, e em que a Europa se enredou. É a economia baseada nos juros das dívidas, nos spreads, no risco, nos ratings e outros eufemismos da usura. E com isto se gerou um retrocesso civilizacional. Será que não se vê?
     Admito que os políticos não o vejam. Habituados a servir clientelas e traficar influências ou poder dentro dos partidos, com uns discursos pelo meio, não têm tempo para estudar nem pensar, razão pela qual lhes oferecem uns cursos. Como são ignorantes, contratam para o Governo uns indivíduos que, lá por fazerem contas, se apresentam como técnicos e cientistas. Na verdade, apenas sabem conta o dinheiro e ganhar com os juros("fazem boa colocação das poupanças, como dizem").
     Foi o Governo desses economistas que criou um sistema em que o dinheiro-mas não o trabalho-cria riqueza. Só um mentecapto é que não vê que este sistema é iníquo e condenado ao fracasso. Mas não excluo a possibilidade de que os economistas que nos governam sejam mentecaptos. Quanto aos políticos, coitados, deviam usar óculos para ver ao longe."

   Jornal DESTAK de 13 Julho 2012, coluna ESTRANHO QUOTIDIANO, escrito por J. L. Pio Abreu, psiquiatra e professor universitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário